MDM e Consegs desejam desmonte do minhocão e reaproveitamento eventual de partes em outros locais

desmonte log dsp

29/07/2015

Liberdade faz projeto 

para receber Minhocão

Plano do Conseg do bairro é utilizar parte das placas do elevado

para a construção de uma praça

Minhocão DSP (1)

A sugestão é que a praça seja criada 

em cima da ligação Leste-Oeste

Almeida Rocha/Diário SP

Por: Filipe Sansone 

[email protected]

                  Enquanto a vizinhança sonha em se ver livre do Minhocão, em outros lugares da capital o polêmico Elevado Costa e Silva, ou pelo menos pedaços dele, é muito bem-vindo.

          O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da Liberdade, bairro da região central, já sugeriu à Subprefeitura da Sé que algumas das placas do Minhocão sejam usadas na construção de um grande boulevard em cima da ligação Leste-Oeste, entre a Avenida Liberdade e as ruas Galvão Bueno e da Glória, caso o elevado seja desmontado, como pede um grupo.

          De acordo com Rafael Vitorino, diretor de assuntos comunitários do Conseg da Liberdade e conselheiro participativo do mesmo bairro, o boulevard seria feito de forma semelhante à Praça Roosevelt, na Consolação, também na região central da cidade. 

          “O Minhocão é pré-moldado e suas partes encaixadas no local onde ele está. Assim, ele pode ser desmontado”, afirmou. “Por isso, no caso de desmonte, gostaríamos de receber alguns blocos de sua estrutura para a construção de uma praça exatamente em cima da ligação Leste–Oeste, que atualmente corta a Liberdade no meio”, disse Vitorino.

          Segundo o conselheiro, os moradores do bairro têm poucas opções de diversão, além da Praça da Liberdade. E, conforme lembrou, a construção da ligação Leste-Oeste retirou dois pontos de lazer muito utilizados por quem vivia no bairro: a Praça Almeida Júnior — que ainda existe, mas perdeu parte de sua extensão, pois foi cortada pela ligação — e o Cine Niterói, antigo ponto de encontro para pessoas de todas as idades, demolido para a construção da via expressa.

                 NO FUTURO/ Em nota a Prefeitura disse que Plano Diretor prevê a elaboração de lei específica que deverá determinar a gradual restrição ao transporte individual motorizado no Elevado Costa e Silva, definindo prazos até a sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação parcial ou integral em parque.

                           GRUPO PREGA QUE O ELEVADO SEJA DESMONTADOMoradores vizinhos ao Elevado Costa e Silva e integrantes de conselhos de segurança da região criaram um grupo para desmontar o Minhocão e também para coibir qualquer projeto para criação de um parque no local.

          “O Minhocão é uma aberração urbanística, foi construído no meio de prédios residenciais, é uma ilha de calor, degradou uma importante parte região central, destruiu comércios e transformou toda sua extensão em uma ‘caixa fechada’,  com alta concentração das poluições atmosféricas e sonoras ”, disse o consultor Francisco Machado, diretor do MDM (Movimento Desmonte o Minhocão).

          Para o promotor de meio ambiente Marcos Lúcio Barreto, caso fique comprovado que o elevado pode ser desativado sem um colapso no trânsito da capital, a melhor alternativa é o desmonte. “Essa estrutura serve como uma caixa de ressonância para quem vive e trabalha abaixo dela. A criação de um parque no local só aumentaria o barulho.”

          Questionada, a Prefeitura não informou se a estrutura pode ser realmente desmontada.

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/84703/liberdade-faz-projeto-para-receber-minhoc-o

____________________________________________________________________

Curti(1)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/mdm-e-consegs-desejam-desmonte-do-minhocao-e-reaproveitamento-de-partes-em-outros-locais/

Deixe uma resposta

X