Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/minhocao/www/wp-content/plugins/ultimate-tables/init.php on line 825
Em Audiência na Câmara Municipal, lideranças comunitárias e moradores pedem o Desmonte do Minhocão - Movimento Desmonte do Minhocão - MDM

Em Audiência na Câmara Municipal, lideranças comunitárias e moradores pedem o Desmonte do Minhocão

 

 camara

Audiência O destino do Minhocão

03/12/2015 – 16h46) | GeralNotícias

Frente Parlamentar discute futuro do Minhocão

audiencia Câmara Futuro do Minhocão

Moradores participaram do debate

sobre o futuro do Minhocão  

Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

     A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade promoveu um debate nesta quinta-feira (3/12) para discutir o futuro do Elevado Costa e Silva, o Minhocão. 

     Inaugurado em 1970, o minhocão é uma das construções mais polêmicas da cidade. São 3400 metros de via elevada da Praça Roosevelt, no centro, ao Largo Padre Péricles em Perdizes. 

     Barulho, poluição e falta de segurança são as principais reclamações apresentadas à Frente de Sustentabilidade por quem mora no entorno.

     Francisco Gomes Machado do Movimento Desmonte do Minhocão acredita que a construção trouxe vários problemas de saúde e de segurança. “Um elevado construído em meio a prédios residenciais, sem nenhum estudo de impactos ambientais”. 

     O novo Plano Diretor aprovado em 2014 prevê a desativação do complexo e trás a proposta da criação de um parque linear  mas o projeto ainda gera discussões.

     De acordo com Francisco “a proposta de parque sobre o minhocão só vai agravar esses problemas porque os carros que passam em cima vão passar embaixo, se aglomerará e aumentará os níveis de poluição, sonora, visual e atmosférica, então nós somos a favor de parque sim, mas no chão”. 

     O presidente da Frente Parlamentar Gilberto Natalini (PV) considerou que a reunião foi boa e que o grupo vai analisar as demandas. ”Vamos estudar o que foi trazido, vamos debater com calma e vamos procurar levar uma posição oficial da Frente de Sustentabilidade sobre isso”. 

http://www.camara.sp.gov.br/blog/frente-parlamentar-discute-futuro-do-minhocao/

     NR: na ocasião, Francisco G. Machado, Diretor de Assuntos Sociais e Comunitários do CONSEG – Conselho de Segurança – Santa Cecília, Barra Funda, Higienópolis e Campos Elíseos e Diretor do MDM – Movimento Desmonte Minhocão leu para os presentes, na Audiência Pública da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, um dos vários emails que recebeu de moradores,  que não puderam comparecer ao mesmo, devido a incompatibilidade do horário.  Eis o impressionante email:

From: Paula Guerra

Sent: Wednesday, December 02, 2015 9:27 PM

To: Francisco Machado

Subject: Enc: Fwd: Enc: Trecho de arame farpado de campo de concentração nazista ou do Muro de Berlim? Não, imagens de importante área do centro de São Paulo,

em ensaio fotográfico enviado por morador.

    

     Sr. Machado.

     Infelizmente não posso comparecer a audiência devido ao horário, mas gostaria que o sr levasse e lesse  a minha mensagem, e , mostrasse ao publico a janela do meu quarto, me sinto verdadeiramente em uma prisão sem contar que mesmo assim não temos sossego. a noite o barulho vai até a madrugada o pessoal jogando bola, tocando violão brigando etc.. quando a bola cai na varanda ficam jogando de tudo na janela para que a gente desça e pegue.

     Já cortaram o fio da rede elétrica, e arrancam as lanças das grades. O cheiro de cigarro, maconha é insuportável, parece que estão fumando dentro do quarto. Sem dúvida nenhuma prefiro os carro!

     Nos finais de semana quando penso em dormir  um pouco mais ..é impossível as 06:00 da manhã  já tem bagunça na minha janela, e no decorrer do dia vai piorando assim não tenho outra alternativa a não ser, sair de casa.

     Com o fechamento aos sábados a tarde piorou ainda mais…debaixo do minhocão fica uma nuvem de fumaça  devido ao congestionamento dos carros, minha rinite piorou muito.

     Por favor desmonte do minhocão jáaaaa. Precisamos de PAZ, sossego para descanso já não aguentamos mais. Parque? pra que?  a região é um lixo, convido o sr. Police a vir tomar um café no meu apartamento  (para ver de perto  o muro de Berlim que vivo)

     Aproveitando a oportunidade, gostaria da um recado  para o sr. Police e os demais vereadores , Já que estão tão empenhado no parque minhocão….porque não vai cuidar da cracolandia que virou a Rua APA,  a Rua Gal. Julio Marcondes Salgado  X al Nothman, quem sabe! não conseguem  fazer uma grande obra e será lembrado em alguma eleição! com certeza da IBOPE.

     Atenciosamente.

     Paula Guerra.

_____________________________________________________________________

Click e assista a seguir, cenas da audiência

O FUTURO DO MINHOCÃO

Câmara Municipal de São Paulo – 3/12/2015

Abertura do evento – Vereador Gilberto Natalini

          Promovida pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, realizou-se no dia 3 de dezembro de 2015, na Câmara Municipal de São Paulo, Audiência Pública onde se debateu o futuro do Minhocão.

          Presidiu a sessão o Vereador Gilberto Natalini (PV).

          Presentes lideranças comunitárias e moradores, que em sua unanimidade se manifestaram a favor do desmonte do Minhocão, para reurbanização e revitalização desses 3,4 kms do centro de São Paulo, a terceira maior metrópole do mundo e fazendo no lugar do elevado, belo boulevard ou avenida, com árvores de porte, jardins, flores, áreas de lazer etc. 

 

          O Vereador Gilberto Natalini (PV) manifestou-se inteiramente a favor do desmonte do Minhocão.

 

          Foram também convidados pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade a associação e os que propõe a idéia de “parque” sobre o Minhocão, mas não compareceram ao evento e não enviaram representante.

 

Abertura da sessão

Vereador Gilberto Natalini

https://youtu.be/wrpB1kDo37Q

__________________________________________________________________________________________

Capitão Malheiro, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, explica aos presentes, o Laudo Técnico da Corporação, segundo o qual, além do Elevado Costa e Silva – Minhocão, ter sido construído apenas para uso de carros, não oferece a menor condição de segurança para eventos temporários e mesmo uso de pedestres,

estando numa altura de oito metros do chão.

Falas dos moradores

Arquiteto Dr. Alexandre Moreira,  

Gilberto de Carvalho e Jurandir Passos.

https://youtu.be/_5pYRVFFm6o

https://www.youtube.com/watch?v=ZJzQRbh_AlE

___________________________________________________________________________________________

Minhocão – Em Audiência Pública na Câmara Municipal, 

Dra. Yara Goes explica malefícios 

causados a saúde e segurança e estrutura do elevado.

https://youtu.be/X1CUfI7c5oA

____________________________________________________________________________________________

Fala do líder comunitário e morador Wilson Elias Almeida

https://www.youtube.com/watch?v=fpVKWeOgNvQ&feature=youtu.be

_______________________________________________________________________

Falas dos líderes comunitários e moradores 

 Dinah Piotrowski, Francisco Machado, 

Lia Zalszupin, João do Lago.

https://www.youtube.com/watch?v=udk7857OQ4Q&feature=youtu.be

_________________________________________________________________

Fala do Vereador Gilberto Natalini (PV)  

sobre jardins verticais

https://www.youtube.com/watch?v=uvJnCE9hq_w&feature=youtu.be

______________________________________________________________________

Falas dos líderes comunitários e moradores

 David Abrão e Artur Monteiro

Encerramento pelo Vereador Gilberto Natalini

https://www.youtube.com/watch?v=cNx78469OfY&feature=youtu.be

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/em-audiencia-na-camara-municipal-liderancas-comunitarias-e-moradores-pedem-o-desmonte-do-minhocao/

Deixe uma resposta

X