REVISTA MUNDO DA FAMA: ESTUDO DA CET PROPÕE A DERRUBADA TOTAL DO MINHOCÃO

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Revista Mundo da Fama

 09/05/2016

ESTUDO DA CET

COMPANHIA DE ENGENHARIA DE

TRÁFEGO

PROPÕE A DERRUBADA

TOTAL DO MINHOCÃO

RMF/Por Davi Franzon – Metro São Paulo

O órgão de trânsito prevê que a retirada dos pilares

que sustentam a estrutura permitirá a ampliação de

ciclovias e o alargamento da

avenida General Olímpio da Silveira. Desmonte CET Metro Minhocão 7

     A demolição do elevado Costa Silva (Minhocão), que desde 1971 é a principal ligação entre as zonas leste e oeste da capital, conta com o aval dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). 

 

     Estudo elaborado com  simulações do fluxo de veículos aponta que a medida é viável desde que uma série de intervenções sejam realizadas para preparar as vias que receberão os veículos que hoje trafegam pelo elevado. 

 

     Segundo o levantamento, a demolição elevará o tráfego em nove vias (veja no quadro). “Há impactos no sistema viário que devem ser mitigados (reduzidos) com medidas de engenharia de tráfego e obras”, segundo trecho do estudo.

 

     Entre as intervenções propostas pela CET estão a adoção de faixas exclusivas de ônibus, ampliação da rua Frederico Steidel, para facilitar a ligação com a rua Amaral Gurgel e o Largo do Arouche. A obra também permitiria a manutenção do terminal Amaral Gurgel. 

 

     Os técnicos ainda indicam a necessidade de mudanças em vias do bairro de Campos Elísios.

 

     Na conclusão, o levantamento afirma que as simulações realizadas indicam que os impactos da transferência de veículos do Minhocão para as ruas e avenidas no entorno “não são significativos, permitindo a desativação do Elevado Costa e Silva.” 

 

     O órgão de trânsito prevê que a retirada dos pilares que sustentam a estrutura permitirá a ampliação de ciclovias e o alargamento da avenida General Olímpio da Silveira.

 

     Projeto de Lei

 

     (…) “Acredito que ninguém prefere carro a pessoas, mas temos que evitar problemas para quem mora lá”, fala o  vereador Police Neto, que conta que a Câmara pretende contratar o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para também elaborar um estudo sobre os impactos da demolição do elevado. 

 

     Análise

 

     Horácio  Figueira – Engenheiro de Transportes

 

Lugar do elevado é no chão’

Desmonte CET Metro Minhocão 3

 

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     A demolição do elevado é o melhor caminho para colocar em prática um projeto de reurbanização da região. 

 

     O Minhocão no chão será viável desde que o foco deixe de ser dado aos veículos e passe para as pessoas, para o transporte público. 

 

     A prefeitura tem de atrair parte dos motoristas que hoje utilizam o elevado, e que passariam para as vias o entorno, para o sistema público de transporte. 

 

     O espaço hoje ocupado pelos pilares que sustentam o Minhocão pode dar lugar para o corredor de ônibus, permitindo a instalação de baias e facilitando as ultrapassagens entre os veículos. 

 

     Um fluxo de trinta ônibus, cada um com 35 passageiros, pode transportar 1.050 pessoas por hora.

 

     Antes da demolição, a CET deveria colocar em teste o fechamento aos sábados. Em uma segunda fase, impedir o acesso por 15 dias.

 

     O resultado comprovará que o Minhocão hoje é apenas uma garagem vertical. 

http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/estudo-da-cet-defende-fim-do-minhocao-em-sao-paulo-196803

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