MINHOCÃO: CONVERSANDO COM UMA MORADORA – PERGUNTAS E RESPOSTAS

FACEBOOK

Conversando com uma moradora

Annabella Andrade Parabéns, Bacanaaaaaa, adoreiiiiiii!! Sr. Francisco !

          Vamos marcar uma audiência publica URGENTEEEEEE, afinal, o Desmonte é um movimento muito forte e representa a maioria dos moradores!

 

Francisco MachadoDiretor de Imprensa do MDM – Oi Annabella . Que bom que você e outras pessoas, de visão moderna e empreendedora, gostaram das ponderadas observações feitas.

          Não é lamentável que uns poucos, sem argumentos façam postagem negativas? Você melhor do que ninguém sabe que o direito ao descanso e ao sossego é anterior ao lazer. E este pode ser feito em outros lugares, em local apropriado e não a 8 metros de altura, sem nenhuma nenhuma segurança.

          Exemplo de local seguro: o Club Tietê, ao lado do metrô Armênia, onde comporta 30 mil pessoas e vive semi-ocioso.

          Quanto a Audiência Pública, já foram realizadas três na Câmara Municipal. Na primeira, no Auditório Nobre da Câmara, todos puderam, de modo civilizado e democrático, exporem suas opiniões. Ao final, o Dr. Marcos Lúcio Barreto, Promotor de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público, afirmou em seu discurso que após minucioso exame e estudo da vasta documentação que lhe foi apresentada, havia chegado a conclusão que “não havia outra alternativa a não ser o desmonte” do famigerado e decrépito Minhocão.

          Na segunda Audiência Pública, no Plenário da Câmara, o Dr Ronaldo Tononbon, expert da Secretária de Transportes, afirmou que estudos levavam a conclusão de que o Minhocão não seria mais necessário ao viário. Utilizar a parte de cima para outra finalidade faria com que os carros se aglomerassem na parte debaixo, aumentando consideravelmente os altos índices das poluições, haja visto que as pistas do Minhocão são como tampa de panela que impedem a dispersão dos gases tóxicos (cancerígenos) ejetados pelos milhares de escapamentos dos carros, ônibus etc . Que a Secretaria de Transporte havia chegado a conclusão que para maior mobilidade e modernização da área, a melhor solução era o desmonte.

          Na ocasião, o Vereador Ary Frindenbach afirmou que considerava uma “Insanidade” a idéia de se fazer “parque” sobre a laje de asfalto do Minhocão.

          A terceira Audiência Pública foi convocada pelo Vereador Gilberto Natalini, hoje Secretário do Verde e do Meio Ambiente. Oficialmente convidou o MDM – Movimento Desmonte Minhocão – , Consegs, demais entidades comunitárias locais e a associação “parque” Minhocão.

          Lamentavelmente esta última não compareceu a Audiência Pública, nem enviou justificativa pela sua ausência, ou um emissário.

          Na ocasião o Vereador Gilberto Natalini, após atento exame da documentação dos problemas gerados pelo Minhocão, afirmou ter chegado a conclusão de que a melhor opção era o Desmonte.

          Afirmou o atual Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Dr. Gilberto Natalini: o Minhocão ” trata-se de uma aberração que matou a avenida São João e seus arredores e tem que ser derrubado, mas que haja um projeto urbanístico equilibrado com alternativas de lazer para a população”.

          Finalizando, o Vereador Gilberto Natalini, destacou que foi convidado a participar dessa Terceira Audiência Pública, Athos Comolatti, do Movimento pelo Parque, mas este não compareceu (*). Assim, já foram realizada três Audiências Públicas na Câmara Municipal, onde sempre estivemos presentes. (*) http://vereadornatalini.com.br/…/minhocao…/

 

 

Annabella Andrade

          Muito obrigada por responder!

          Sou moradora da região, parabéns pelo seu movimento !

          Sugiro que o Minhocão seja fechado ás 20h00 para os carros, pois temos uma publicação do Prof.Dr. Phd Paulo Saldiva da Saúde Publica, que comprova que o elevado deveria fechar de 2a. a 6a. feira no horário do rodizio para dissipar as toxinas e micro particular.

          Esta ação demonstra que o seu Movimento é legitimo, que pensa realmente nas pessoas!

          Seria ótimo para nós moradores do entorno, poderíamos respirar, abrir as janelas e ter silêncio !

1)Gostaria de saber se o Minhocão for demolido ,

2)com o apagão do resíduo em São Paulo desde 2013 (enviamos o resíduo para outros municípios),

3)com a falta de tecnologia na área de construção civil teríamos que trazer da Alemanha,

4) onde as toneladas de entulhos serão colocados?

5) Com o congelamento de 30% do orçamento do município quem pagará o desmonte?

Annabella Andrade

 

Francisco Machado – Diretor de Imprensa do MDM

          Oi Annabella

          O Minhocão deve ser desmontado.

          Não pode ser demolido, devido a proximidade dos prédios, pois esta aberração urbanística passa no meio deles.

          Desmonta-se como o guarda-roupa de seu apê que veio desmontando e foi montado.

          No Google tem o filme de como o Minhocão foi montado em 1970. Do mesmo modo que montou, se desmonta.

          Hoje temos tecnologia de ponta, a mais avançada do mundo, para proceder o desmonte. Não precisamos trazer nada do exterior.

          Firma de primeiro mundo já forneceu orçamento. Desmonta-se em 6 meses. Obra limpa e sustentável, sem resíduos e onde tudo é reaproveitado.

          Inclusive as 900 vigas que podem ser reaproveitadas em pontilhões nas periferias ou vendidas para outras prefeituras.

          Cada viga usada, mas limpa da camada de asfalto etc, tem o preço de mercado de 70 mil reais. E o desmonte tem orçamento – a quiza de exemplo – por firma de primeiro mundo, no total de apenas 28 milhões. Ou seja, é uma obra que se auto paga e ainda sobra dinheiro para a Prefeitura.

          A firma de primeiro mundo que forneceu o orçamento acima, afirmou em reunião conosco na Prefeitura, com a Vice Prefeita na época, Nádia Campeão (que aliás ficou entusiasta do projeto Desmonte Minhocão) que se a Prefeitura não tivesse este valor mínimo de 28 milhões, a empresa conseguiria patrocinadores.

          Como nos afirmou uma alta autoridade, o Haddad perdeu a oportunidade de fazer um golaço!

          Já pensou na Avenida São João com o glamour que tinha antes, sem o Minhocão?

          Com belo projeto urbanístico, turístico, com árvores, canteiros de flores?

          O comércio revitalizado e cuidando da manutenção da área em frente.

          E os milhares de moradores finalmente terem seu sossego e sua privacidade resgatada?

          Com um belo e turístico Boulevard São João, vamos competir com a Paulista!

          É com gente como você, com visão moderna e empreendedora, que se Deus quiser vamos tornar este sonho uma realidade, apesar dos que querem o retrocesso de querer ficar agarrado e perpetuar a esta carcaça velha e decrépita do Minhocão, que só gera problemas e afundou o nosso centro num apagão urbanístico de mais de 4 décadas.

          Se quisermos a cidade linda, temos de tirar a feiura.

          E a feiura é o Minhocão, cicatriz no rosto da 3 ª maior metrópole do mundo.

https://www.minhocao.net.br/

 

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/minhocao-conversando-com-nossa-leitora-annabella-perguntas-e-respostas/

X