MDM e CONSEGs aprovam a sugestão do Prefeito Haddad de fechar o Minhocão ao viário por um a três meses, desde que neste período experimental, o elevado fique fechado para qualquer outro uso

OESP log 3

Haddad defende fechar Minhocão 

por até um ano como teste

JULIANA DIÓGENES – O ESTADO DE S. PAULO

16 Março 2016  

           SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), defendeu pela primeira vez nesta quarta-feira, 16, que o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, seja fechado em caráter experimental para carros, durante a semana, pelo período de um mês a um ano. 

A ideia é testar o comportamento do trânsito antes de tomar uma “decisão radical“, segundo o prefeito, como a demolição da via. (…)

     “Uma das coisas possíveis seria: vamos fechar por um mês, dois meses, três meses? Vamos estabelecer um prazo para ver com a cidade vive sem isso por um tempo, sem tomar a decisão. Vamos experimentar? Se nós tivermos uma comunidade mais aberta ao experimentalismo, vamos poupar tempo, energia, desgaste pessoal e vamos chegar a solução mais viáveis”, disse Haddad, durante palestra para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP).

MÁSCARAS AFRO-BRASILEIRAS

     O debate sobre a eficiência do Minhocão como via de tráfego vem ganhando força desde julho de 2014, quando a gestão Haddad aprovou o Plano Diretor. 

     No artigo 375 do projeto, a Prefeitura previu a elaboração de uma lei específica para o Minhocão “determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado” e “definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque”.

     (…) Segundo o prefeito, engenheiros e urbanistas “mais radicais” consultados pela gestão afirmam que vale a pena demolir o Minhocão

     Eles admitem, conforme Haddad, que o desmonte do Elevado vai causar transtorno por alguns meses, mas o trânsito vai acabar se acomodando sem a via e sem necessidade de um substituto. (…)

     O prefeito disse que o Elevado é “errado” e que não teria erguido a via se fosse o gestor na década de 1970, época em que foi criada. 

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,como-teste–haddad-defende-fechar-minhocao-por-ate-um-ano,10000021592#wrap-comments

          Comentário do MDM – O Prefeito Fernando Haddad lançou a ideia de fechar o Elevado Costa e Silva – Minhocão ao viário por “um,  dois,  três meses” em caráter experimental, para testar a acomodação do trânsito, haja visto que ficou decretado pelo Plano Diretor de 2014, que o elevado deverá ser desativado definitivamente em futuro próximo. 

          Sem derrubar a estrutura do Minhocão, o transito se acumulará nas vias embaixo, duplicando as poluições atmosféricas e sonoras. 

          O MDM e os CONSEGs aprovam a sugestão do Prefeito Haddad, desde que no período experimental de um a três meses, o Minhocão fique fechado para qualquer outro uso, afim de garantir preservação de direitos dos moradores, para não terem dia e noite violadas suas  privacidade e segurança e se correr o risco de se transformar o elevado numa cracolândia duplex, suspensa. 

          O teste é elogiável que se faça nestas condições,  para se provar inutilidade do monstrengo urbanístico que degradou o centro de São Paulo, agredindo os milhares de moradores com série de problemas de saúde e segurança. 

          O Superintendente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Vicente Rodrigues Petrocelli afirmou que, mesmo com a desativação do elevado, a tendência é que o impacto no trânsito da região não seja tão grande e possa ser reduzido com orientação aos motoristas nas vias adjacentes. “Os motoristas tendem a buscar alternativas de trajetos”.  

          O Secretario de Transportes Jilmar Tatto declarou inclusive que além de fechar ao viário, a  Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tem um estudo que garante que derrubar (o Minhocão) não causa dano ao tráfego da cidade”.

          Enquanto o Rio já se  livrou do monstrengo urbanistico que era  a Perimetral – Minhocão local – e no lugar está fazendo bela, arborizada, ajardinada avenida, aqui em São Paulo alguns querem  conservar a estrutura velha e decrépita do Minhocão. 

          O elevado é uma aberração urbanística que foi imposta a população há quarenta e cinco anos atrás, passando no meio de prédios residenciais e agredindo violentamente a saúde e a segurança dos milhares de moradores.

          Quem conscientemente iria aplicar milhões de reais para fazer operação plástica em um defunto? Não é similar ao que se quer fazer com o Minhocão, com a insanidade de fazer “parque” sobre 3 kms 400 metros de asfalto?

____________________________________________

 

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/39538/

Deixe uma resposta

X