MDM realiza palestra no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Desmonte MDM log

Belas Artes Yara          No dia 8 de maio de 2018, a convite dos estudantes do primeiro semestre de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Dra. Yara Goes e Sr. Francisco Machado,  Diretores do MDM – Movimento Desmonte do Minhocão – estiveram nesse estabelecimento de ensino. Dra. Yara Goes realizou palestra, na qual expôs os problemas praticamente insolúveis de segurança, saúde e incomodidade insuportável, que causa a estrutura do Minhocão, apresentando o projeto técnico do desmonte do elevado, tendo sido aplaudida no final.

Belas Artes 2

Belas Artes 3

Belas Artes 6

          Convidada especial, a Professora Dra. Anne Marie Sunmer, Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1978), mestre pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (Concentração: Estética) da Universidade de São Paulo (1988) e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001).

          É titular do escritório Anne Marie Sumner – Arquitetura Ltda. desde 1984 e professora adjunta da disciplina de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie desde 1990.

          A Professora Dra. Anne Marie Sumner faz da parte da Equipe Técnica do MDM – Movimento Desmonte Minhocão. Em sua exposição (ver vídeo), posicionou-se a favor do desmonte da estrutura do Minhocão, como solução para restaurar e requalificar essa importante área do centro da cidade, tendo sido também aplaudida pelos universitários e professores.

Belas Artes 7

          Após a exposição, vários universitários fizeram perguntas aos membros do MDM, muito interessados pelo tema e questionando porque não se desmonta então essa estrutura obsoleta, que só causa problemas e gastos para a Prefeitura e inferniza a vida de milhares de moradores-eleitores. Foi respondido tratar-se de boa pergunta a ser feita aos políticos: Srs. Vereadores e ao atual Prefeito, Bruno Covas.

          O MDM apresentou sua posição de desmonte da estrutura obsoleta do Minhocão e seu desejo que seja feito no lugar, um belo e turístico parque ou boulevard, no chão, com árvores de grande porte etc.

          Queremos parque, sim. Mas no chão e não a 8 metros de altura, “sem as mínimas condições de segurança” para as pessoas, conforme Laudo Técnico do Comando do Corpo de Bombeiros.

          Fazendo assim, seguiremos o exemplo da tendência moderna atual, onde em grandes cidades, como Boston, Seul, Lyon, Montreal, Barcelona, Rio de Janeiro etc foram eliminados viadutos como o Minhocão, requalificado e revitalizado o local. E assim por um fim neste verdadeiro “apagão urbanístico” que já dura 47 anos, travando o progresso dessa importante área central de São Paulo. 

          A seguir apresentamos flashes da exposição realizada no Centro Universitário Belas Artes, bem como vídeo das considerações da Professora Dra. Anne Marie Sumner e como exemplo de eliminação de viaduto, como ficou o centro do Rio de Janeiro sem o Minhocão local, a Perimetral. Demolida e desmontada a estrutura de 5 kms e 500 metros ( o dobro do Minhocão ), deu lugar ao belo e moderno Boulevard Olímpico, com requalificação da área e importante centro turístico.

B 2B 3B 4B 5B 6B 7B 8B 9B 10B 11

Quem gostaria de ver assim violada a privacidade e intimidade

de sua esposa e/ou filha?

M14

M2

M1

Desmonte Minhocão foto 1

B 13

B 15

B 16

B 17

B 18

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/mdm-realiza-exposicao-no-centro-universitario-belas-artes-de-sao-paulo/

Deixe uma resposta

X