DCI: “`MINHOCÃO´ É APONTADO COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA”

DCI SP- Diário Comércio Indústria e Serviços

 5ª feira, 19/07/2018

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

mostra que entorno do Elevado João Goulart

é 79% mais poluído que o resto da cidade

´Minhocão` é apontado como problema de saúde pública

GESTÃO

Fernanda Gütschow

São Paulo

  • O elevado João Goulart, popularmente conhecido Minhocão, é79 % mais poluído do que o resto da cidade de São Paulo. Os dados são do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina  da Universidade de São Paulo (FMUSP).

                          O estudo mostra que o grande culpado pela grande taxa de poluição é o corredor de ônibus que passa por baixo da estrutura, conectando o leste ao oeste da capital paulista. De acordo com Francisco Machado, diretor do Movimento Desmonte Minhocão(MDM), o Elevado atua como um grande tampão para os gases. “O Minhocão não permite que os gases que são emitidos pelo veículos se dispersem pela atmosfera. Eles acabam invadindo comércios e apartamentos”, comentou.

                          Além disso, a estrutura não permite que os raios de sol entrem na parte de baixo, tornando a área insalubre. “Hoje, encontramos traficantes e moradores de rua embaixo do Minhocão e eles também tem sua saúde agredida”, disse o Diretor do Movimento. A concentração desses grupos afetou também o comércio da região, que teve muitas portas fechadas por cauda do aumento da criminalidade.

Privacidade  

                          Há outras questões que afetam os 230 mil moradores do entorno do Elevado João Goulart. A falta de privacidade de quem habita a região é inegável, diz Machado. “Quando não estão passando carros, tem gente olhando para dentro de sua casa. Você tem que ficar com janelas e cortinas fechadas o tempo todo”, disse, destacando que a desativação da estrutura é “urgentíssima”, por ser inadequada e inconveniente.

                          Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o Minhocão é desnecessário pois as faixas duplicadas das Marginais fazem o papel do viaduto construído na década de 1970. O atual Plano  Diretor Estratégico (PDE) da cidade determina a criação de uma lei para vetar o trânsito de automóveis ou até mesmo a demolição da vida.

                          Em fevereiro, a lei que cria o parque municipal do Minhocão foi publicada no Diário Oficial do município. O então Prefeito, João Doria sancionou a lei que cria o parque e estabelece a desativação progressiva do Elevado. Mas vetou a possibilidade de demolição da via, conforme previsto no Plano Diretor. O desmonte não seria complicado pois as vigas são pré-moldadas e podem ser reutilizadas em outros projetos.

                          Machado apoia a criação do parque desde que o Minhocão seja desmontado. “Somos a  favor de um parque no chão e não a uma altura de 8 metros”, disse. A ideia de um parque sobre o Elevado não deve avançar porque, de acordo com Machado, o Corpo de Bombeiros já caracterizou a via como “sem as mínimas condições de segurança para pedestres”.

                          “Propomos uma bela, arborizada e ajardinada avenida, que seja um cartão postal de nossa cidade”, disse. O Movimento quer o desmonte do Minhocão para que haja a revitalização do comércio e a reurbanização da região, trazendo benefícios para todos. “Bruno Covas precisa escolher entre a manutenção da degradação da estrutura que imposta à população ou ter uma visão moderna e progressista para fazer o desmonte”, ponderou o entrevistado.

                          Procurada para mais informações sobre o futuro do Elevado João Goulart, a Prefeitura de São Paulo não deu resposta até o fechamento desta edição.

https://www.minhocao.net.br/

https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/

[email protected]

 

Curti(1)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/dci-minhocao-e-apontado-como-problema-de-saude-publica/

Deixe uma resposta

X