MINHOCÃO – ARQUITETOS DE DIFERENTES GERAÇÕES AFIRMAM: O “IDEAL SERIA REMOVER TOTALMENTE ESTE MONSTRO”.

Folha de São P

SP, 463

SÃO PAULO 360°

Arquitetos mostram como seis pontos de SP seriam 

se ganhassem uma nova chance

ANITA POMPEU COLABORAÇÃO PARA A sãopaulo

21/01/2017

          A convite da são paulo, arquitetos de diferentes perfis e gerações escolheram uma via ou região da metrópole para mostrar como ela seria se ganhasse uma nova chance. Veja as ideias a seguir.

 

Minhocão

por Rafic Farah com a colaboração dos alunos da Escola da

Cidade, Gabriel Roemer, Leandra Miyasaka, Caio França, 

Juliana Katayama e Thais Russo

         

          O ideal talvez fosse remover totalmente esse monstro, o que implicaria uma demolição caríssima, demorada, traumática e de extremo impacto. Assim, buscamos uma solução técnica e financeiramente viável, que devolveria luz, salubridade e beleza a milhares de pessoas ao redor do elevado Presidente João Goulart.

Minhocão Projeto FSP 1

1. Vias expressas 2. Alargamento das calçadas 3. Pilares originais 4. Rebaixo das vias com vigas reutilizadas 5. Praças 6. Serviços públicos, comércio, bicicletário, micromuseus 7. Áreas de descanso 8. Ciclovia

 

          Exatamente por ser um projeto plausível e de custo de execução relativamente baixo, pretendo apresentá-lo em breve ao prefeito, João Doria, para, quem sabe, sair do papel. Com ele, a cidade ganharia muito mais do que um parque linear, com um grande eixo de serviços públicos de fácil acesso, playgrounds, pequenos museus e extensa área de comércio.

 

          A reutilização das vigas no próprio local possibilitaria ainda o rebaixamento das travessas em pequenos viadutos, eliminando 18 semáforos, e possibilitando uma melhora drástica da situação dos pedestres sob o elevado, e de todo o trânsito local.

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2017/01/1851793-arquitetos-mostram-como-seis-pontos-de-sp-seriam-se-ganhassem-uma-nova-chance.shtml

COMENTÁRIOS

Folha log

Francisco Gomes Machado

 

          Aconselho aos colaboradores da matéria sobre o monstrengo do Minhocão a acessarem a Site   https://www.minhocao.net.br

 

          Ali encontrarão dados recentes sobre o Desmonte do Minhocão: valor da obra: 28 milhões. Duração: 6 meses. As 900 vigas podem ser tratadas e vendidas para pontilhões etc. Cada uma vale de 70 a 80 mil. Ou seja, obra que se auto paga e sobra dinheiro. Porque não fazer como no Rio que eliminou o Minhocão local (PPerimetral)e fêz o belo Boulevard Olímpico? Porque manter esta carcaça?

http://comentarios1.folha.uol.com.br/comentarios/6041638?skin=folhaonline&device

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                  NR do MDM:  gostaríamos de inicialmente elogiar a preocupação dos membros da equipe que redigiram a matéria, em apresentar proposta “ideal” para se “remover totalmente esse monstro” e na busca de uma solução técnica e viável.

 

          Quanto a afirmar que seria  “demolição caríssima, demorada, traumática e de extremo impacto” gostaríamos de esclarecer que tecnicamente não é possível demolir o Minhocão, devido a proximidade de poucos metros dos apartamentos. Assim, o famigerado elevado teria de ser desmontado.

 

          Como afirmamos acima, segundo orçamento recente da firma DESMONTECempresa de primeiro mundo e orgulho nacional a “demolição não seria caríssima” pois está orçada em apenas 28 milhões de reais.

 

          Nem seria “demorada, traumática e de extremo impacto”, pois o projeto de desmonte revela que a obra levaria apenas seis meses, num serviço limpo e sustentável. Sugerimos  a equipe que apresentou a proposta publicada pela FSP, que  entre em contato com o MDM , pelo Site , email ou Facebook e tome conhecimento do Projeto Desmonte Minhocão, para assim unirmos esforços para tentar solucionar tão grave problema, que desfigura 2 kms e 800 metros do centro de São Paulo e atravanca o progresso de nossa cidade. 

 

https://www.minhocao.net.br/

 

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/minhocao-arquitetos-de-diferentes-geracoes-afirmam-o-ideal-seria-remover-totalmente-este-monstro/

X