Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/minhocao/www/wp-content/plugins/ultimate-tables/init.php on line 825
MINHOCÃO: DESMISTIFICANDO, ESCLARECENDO E DESMENTINDO FAKE NEWS - Movimento Desmonte do Minhocão - MDM

MINHOCÃO: DESMISTIFICANDO, ESCLARECENDO E DESMENTINDO FAKE NEWS

MINHOCÃO: DESMISTIFICANDO, ESCLARECENDO

E DESMENTINDO FAKE NEWS

Dra. Yara Goes, Presidente da Ação Local Amaral Gurgel

e Diretora do MDM

ENTREVISTA

 

          São Paulo – A convite do Vereador Caio Miranda, a Dra. Yara Goes fêz palestra (3/12/18) na 15ª Audiência Pública da Comissão de Justiça e Legislação Participativa – CCJ, da Câmara Municipal de São Paulo.

         A seguir, apresentamos ENTREVISTA concedida pela palestrante ao repórter freelancer, Aluisio Alves.

*     *     *

         Repórter: O que você pretendeu com sua exposição sobre o projeto desmonte do elevado Minhocão?

         Yara Goes: Eu procurei passar de forma simples e didática , os problemas enfrentados pela comunidade, que a maioria das pessoas desconhece, mostrando  a repercussão negativas que o Minhocão causou, desde a sua criação.

          O que está acontecendo?  Na prática, está ocorrendo a morte lenta e gradual , tanto das pessoas que ali residem e trabalham , como da cidade. E este desconhecimento ocorre não apenas na comunidade, mas também nos políticos e governantes de forma geral,  que vão tomar as decisões com relação à permanência, ou não, daquela estrutura.

 

          Repórter: Você pode falar, de forma bem resumida, quais os grandes problemas causados pelo Minhocão?

           Yara Goes: O Minhocão causa três grandes problemas que estão relacionados à saúde, segurança, a incomodidade insuportável aos milhares de moradores e ao desenvolvimento urbano. Isso sem falar dos altos gastos pagos pela Prefeitura , na manutenção daquela estrutura.

          Após mostrarmos os principais problemas que o Minhocão causa,  passamos à segunda parte da apresentação.

 

          Repórter: No que consistiu?

          Yara Goes:  Procurei mostrar  que é possível Desmontar o Minhocão. E, desmistificando os três pontos básicos que são colocados como objeções ao Desmonte do Minhocão. Temos a possibilidade de se fazer uma obra limpa, sustentável, sem sujeira e transtornos para a comunidade.Sem nenhuma necessidade da remoção de moradores de seus apartamentos. Isso é fake news. Como observou muito bem o Vereador Cláudio Fonseca, mesmo que haja eventuais incomodos momentâneos com o desmonte, os benefícios serão definitivos.

 Vereador Cláudio Fonseca: “Tem custos na cidade.

As vezes custos de incomodidades momentâneas,

para você ter soluções mais definitivas”.

          Há um projeto, a quiza de exemplo,  mostrando inclusive como desmontar o elevado. Como resolver o problema do trânsito naquela região. E por fim, o custo do Desmonte do Minhocão, incluindo a reciclagem e aproveitamento de todo o material, feitos em um depósito.

 

         Repórter:  Existem fake news a respeito do desmonte do elevado Minhocão?

         Yara Goes:  Com certeza.  Tentamos esclarecer, mostrando como são infundadas as falsas notícias que correm,  com relação ao Desmonte do Minhocão.

         Acho esta parte da apresentação muito importante. Esclarece muitas informações falsas que vão se propagando. Muitas vezes pela falta de esclarecimento das pessoas. Outras vezes propositadamente, para que o desmonte não ocorra  e que as pessoas fiquem com medo de desmontar o minhocão .

 

         Repórter:  Podia dar um referencial da firma que tomaram como exemplo?

         Yara Goes:  Tomamos todo o cuidado com as informações colocadas na apresentação e na escolha da empresa, que demos,  a título de exemplo. Compreendo a caráter histórico da obra, ela nos forneceu gratuitamente a metodologia e o custo do Desmonte da estrutura.

         Chama-se Desmontec. Pedimos referências dessa firma a nossa equipe técnica formada por urbanistas, que aprovaram a escolha.

         Vale lembrar que a Desmontec possui 40 anos de experiência em demolição, desmonte, implosão, reciclagem e terraplanagem. Ela, atua em todo território nacional na construção civil, pesada, siderurgia e mineração. 

         A empresa possui domínio do conhecimento técnico, equipe experiente, tecnologia de ponta e máquinas capazes de enfrentar grandes obras, agindo  com respeito ao meio ambiente.

         A R3Ciclo, por exemplo,  é  responsável pela gestão dos resíduos das obras da Desmontec e pela execução de serviços de britagem e reciclagem de materiais,  contribuindo para a racionalização de recursos e o desenvolvimento sustentável.

 

         Repórter:  Essa Desmontec tem registros, afiliações?

         Yara Goes:  Sim. A empresa possui ISO nacional e afiliações. Todos sabem que  para receber este selo é preciso preencher vários requisitos. Por estes motivos apresentados a Desmontec  foi a  empresa escolhida,  como exemplo, por ser uma empresa idônea.

         Com relação ao desmonte do minhocão a empresa utiliza maquinário moderno como Serras Clipper que são máquinas evoluídas,  onde ao mesmo tempo que fatiam as juntas das vigas, elas aspiram o pó, não acarretando transtorno , nem doenças para a comunidade. 

 

         Repórter:  E como ficará o problema do trânsito?

         Yara Goes:  Esse é outro ponto a respeito do qual  correm fake news, notícias falsas. Falo do número de carros que circulam no Minhocão. Chegam a correr boatos que no Minhocão circulam 500 mil veículos por dia.

         Na verdade, segundo dados oficiais da  CET circulam apenas 70 mil carros por dia, 35 mil de cada lado. E o assunto já está estudado, com readequação de vias paralelas, instalação de sinais inteligentes. Por exemplo: retirando a estrutura do Minhocão, já se ganha 8 metros, do vão central, onde estão as pilastras de sustentação. 

 

         Repórter: Saberia informar o custo do desmonte do Minhocão?

         Yara Goes:  Outra notícia falsa que corre é o custo do desmonte do Minhocão. Já ouvi boatos de que custaria acima de R$ 500 milhões. Na verdade, o custo real apresentado, através de um orçamento da Desmontec – incluindo a reciclagem do material no depósito –  foi de R$ 28 milhões, em 2016.

         Vale lembrar que este foi o primeiro orçamento feito por uma empresa especializada sobre o Desmonte do Minhocão, a pedido da comunidade  e que o resto são suposições de pessoas que  “chutam “ valores altos, sem nenhum orçamento em mãos.

         Para uma comparação, o custo da Adaptação da Estrutura do Minhocão para ser um parque ficaria em 400 milhões, pelo projeto do Sr. Jaime Lerner. Isto sem contar, em quanto ficaria fazer o parque e sua manutenção. Mas não podemos dizer , pois não existe ainda projeto, nem custo do mesmo. Pelo momento sabe-se somente o custo estimado da adaptação da estrutura para parque.

 

         Repórter: O que os moradores desejam?

         Yara Goes:  Na parte final da apresentação falamos do desejo da comunidade em fazer o Desmonte Integral da estrutura.  Ser feita toda a requalificação e reurbanização  das áreas envolvidas.

         Quem sabe, com um bonito boulevard/parque, no chão, ligando as avenidas Amaral Gurgel, São João e General Olímpio da Silveira ao Parque Augusta? E assim,  trazer o progresso e o desenvolvimento para toda essa região central.

         Repórter: Uma palavra sobre o Projeto de Lei 098/2018 do Vereador Caio?

         Yara Goes:  Falamos na Audiência Pública, da grande importância para a comunidade e para a cidade,  do Projeto de Lei do Vereador Caio Miranda, que autoriza o Prefeito o Desmonte do Minhocão. Gostaria de ressaltar que o Vereador Caio mora no bairro e vivencia os sérios problemas que causa a estrutura do Minhocão aos milhares de moradores e à cidade.

         É preciso eliminar esse apagão urbanístico que já dura 48 anos, provocado pela estrutura do Minhocão.

         Sem dúvida, será uma obra histórica.

         Grata por esta oportunidade de poder estar aqui esclarecendo e desmistificando  informações distorcidas, que circulam.

         Assim a comunidade,  as pessoas podem fazer seu próprio julgamento, a partir de fatos e dados verdadeiros e não de fake news.

https://www.minhocao.net.br/

https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/

mdm16sp@gmail.com

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/a-verdade-sobre-o-desmonte-do-minhocao-dra-yara-goes-desmente-fake-news/

Deixe uma resposta

X