Na TV Globo, especialista em trânsito fala sobre o Minhocão

SPTV – Primeira Edição

São Paulo, 25 de maio de 2015

César Tralli entrevista Sérgio Ejzenberg, colunista de transporte e trânsito do SPTV da Rede Globo,  Mestre em engenharia de transporte,  consultor da ONU. Foi colaborador da CET de São Paulo durante 15 anos.

César Tralli: Hoje é dia de mais um capítulo de uma super polêmica importante aqui em São Paulo: o que fazer com o nosso Minhocão, hein? Plano Diretor já prevê que o Elevado Costa e Silva, que é o nome oficial dele, seja fechado aos poucos até Ele pode ser derrubado ,  virar um parque suspenso (…).

Fernando SerapiãoUrbanista: O Minhocão não é fundamental como via expressa para a cidade. É óbvio que ele ajuda algumas pessoas, que usam aquilo, mas ele é um transtorno  muito maior, para uma população muito maior que reside na região (…).

Sérgio Ejzenberg: Veja Tralli, o Minhocão é uma estrutura de concreto com quase cinquenta anos.  Ela não vai durar para sempre. Ela precisa de grande investimento. Então é hora de pensar: vamos investir para manter aquele negócio que acabou por deteriorar completamente  grande parte da área central? Ou vamos resgatar aquilo para a cidade? O Minhocão não tem uma função estrutural grande. Ele termina na Francisco Matarazzo, que tem duas faixas por sentido.  Faixa por cima, faixa por baixo, estrangula tudo nas duas pontas. Ele liga duas áreas congestionadas. Uma a Praça Roosevelt, outra, a Francisco Matarazzo. Não devia ter sido construído. E se ele continua lá, se mata o transito, embaixo,  as vias ficarão estranguladas: General Olímpio da Silveira, São João, Amaral Gurgel,com aqueles pilares perderam capacidade. Então ninguém passa. E se você matar o trânsito de cima e jogar para baixo , termina de congestionar de vez.

César Tralli: Então peraí. Na sua opinião, o certo não seria nem transformar aquilo num parque como fizeram com o minhocão que existia em Nova York, que virou um sucesso, que agora tem um parque linear lá, que é lindo. O High Line. Na sua opinião o ideal então seria, no nosso caso, em São Paulo, de demolir o Minhocão de vez?

Sérgio Ejzenberg: Demolir o Minhocão…

César Tralli: Mas e o trânsito em volta?

Sérgio Ejzenberg: Na hora que demole o Minhocão, saem os pilares, a gente tem espaço para colocar corredor de ônibus, com ciclovia, como está sendo feito na Berrini, e ainda dá uma faixa a mais de tráfego por sentido, e com isso o trânsito se acomoda. Melhora os semáforos e a coisa se acomoda. Além disso, usa o canteiro central  para plantar espécies arbóreas de grande porte. Árvores que acabam com a ilha de calor. Não tem nada a  ver o nosso Minhocão com aquele negócio de Nova York. Lá não tem prédio perto. Não tem o efeito de caixa de fumaça.  Há um espaço grande. Então, fica ventilado e não se perde privacidade. Não dá para trazer aquela ideia de lá para cá.

César Tralli: Muito bom Sérgio. Brigadão. De repente sem o Minhocão a região toda se valoriza bastante.

Sérgio Ejzenberg: Recuperamos a cidade.

César Tralli: Valeu. Obrigado Sérgio.

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/videos/t/sptv-1a-edicao/v/camara-municipal-discute-destino-do-minhocao/4213036/

 

Sérgio também é colaborador do Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito (Cedatt), da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e do Ministério Público Estadual.

quem topa morar perto do minhocão 

 

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/na-tv-globo-especialista-em-transito-fala-sobre-o-minhocao/

Deixe uma resposta

X