Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/minhocao/www/wp-content/plugins/ultimate-tables/init.php on line 825
FOLHA DE SÃO PAULO QUALIFICA COMO “PÉSSIMO” O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO MINHOCÃO - Movimento Desmonte do Minhocão - MDM

FOLHA DE SÃO PAULO QUALIFICA COMO “PÉSSIMO” O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO MINHOCÃO

I N F O R M A

MINHOCÃO SOFRE COM MÁ CONSERVAÇÃO

Imagem geral mostra o péssimo estado de conservação 

do Elevado Presidente João Goulart, 

 mais conhecido como Minhocão  

Minhocão

     Em resposta à reportagem (“Plano prevê troca de dívida ambiental pelo plantio de árvores no Minhocão”), aprefeitura esclarece que não há decisão a respeito do projeto privado apresentado à PMSP.

     Já foram detectados problemas de engenharia, de legislação e de viabilidade econômica. Está sendo estudada outra intervenção, cuja viabilidade se daria através de outorga onerosa, não por TCAs.

     Ele se dará em duas etapas, com o encaminhamento de demandas do Ministério Público relativas à segurança e acessibilidade e a elaboração de um projeto urbanístico mais abrangente.

          Luiz Motta, secretário especial de comunicação em exercício

https://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2018/10/irresponsabilidade-que-nos-trouxe-ate-aqui-nao-e-so-do-pt-diz-leitor.shtml


13/10/18

Plano prevê troca de dívida ambiental

pelo plantio de árvores no Minhocão

Construtora investiria na estrutura de parque no elevado

em troca de aval para desmate em sua obra

Mari

          SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo estuda um plano para o Minhocãono qual empresas com dívida ambiental com o município acertariam essas contas através do plantio de árvores no elevado, na região central.

          O projeto foi apresentado por uma empresa ao conselho criado pela gestão para transformar o Minhocão em um parque. O órgão foi criado nesta semana e é formado por três membros de diferentes secretarias.

          A ideia é que a estrutura de concreto inaugurada em 1970, uma vez fechada ao trânsito e transformada em parque, o que não há prazo para ocorrer, seja preenchida por vegetação como uma forma de compensação ambiental. O plantio, no caso, funcionaria como uma espécie de indenização cobrada pela administração a donos de terrenos em troca de autorizações para desmatar em áreas de construção de empreendimentos. Procurada, a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) diz que recebeu o estudo e irá avaliá-lo. 

          Ainda não há detalhes sobre como será feito o plantio das árvores, se no canteiro central ou ao longo das faixas de rolamento. O parque Minhocão foi criado a partir de uma lei municipal promulgada em fevereiro deste ano (…). 

          Detalhes preliminares, como a instalação de portões em todos os acessos, a definição dos horários de funcionamento, a instalação de banheiros químicos e a forma de assegurar a privacidade dos moradores dos prédios em seu percurso ainda vão ser discutidos pelo conselho gestor recém-formado. (…)

          Outra iniciativa recente em direção à criação do parque foi a liberação de R$ 781,3 mil para a Secretaria de Urbanismo elaborar um projeto preliminar de reurbanização do elevado. 

          O estudo irá incluir avaliações a respeito da acessibilidade, iluminação pública e paisagismo, entre outros. 

          É preciso avaliar também o impacto do trânsito que seria deslocado do elevado para ruas e avenidas hoje abaixo e no entorno do Minhocão.

          Enquanto isso, a estrutura de concreto do elevado sofre com a falta de manutenção. Arbustos chegam a brotar no concreto como resultado do vazamento constante no encanamento, e as grades de segurança são alvos de furtos.

          Em dias de chuva forte, as pilastras escoam a água que se acumula em cima do elevado. “Um dos canos está quebrado e, quando chove, vira uma cachoeira”, diz o comerciante Ronaldo Coutella, 64, que vive há décadas no entorno do Minhocão. 

          De dentro de sua loja de móveis antigos, na rua Amaral Gurgel, ele avista os postes de luz que ficam acessos dia e noite na via de rolamento. “É um desperdício de energia, e nós pagamos por isso”, diz ele, que se preocupa com o aumento do trânsito no caso de fechamento definitivo do elevado. (…) 

            https://www1.folha.uol..br/cotidiano/2018/10/plano-preve-troca-de-divida-ambiental-pelo-plantio-de-arvores-no-minhocao.shtml

https://youtu.be/AMJrKkORYD4

Assista aos videos da degradação em que está a estrutura do Minhocão clicando no link acima

https://www.minhocao.net.br/

 https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/

 mdm16sp@gmail.com

Curti(0)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/folha-de-sao-paulo-qualifica-como-pessimo-o-estado-de-conservacao-do-minhocao/

Deixe uma resposta

X