Vereador afirma que lei que criou o Parque Minhocão é ilegal
São Paulo, 20/2/2019 – Em Sessão Plenária na Câmara Municipal, o Vereador Caio Miranda denuncia: “lei que criou o Parque Minhocão é ilegal
Vereador Caio Miranda: “Boa tarde Presidente. Eu havia preparado outro assunto para falar. Mas eu abri aqui a Veja SP, e ai eu me deparei e deve ser piada isso aqui, eu até vou ligar lá na Veja, não pode ser sério.
A Veja deu uma matéria aqui, dizendo que a Prefeitura de São Paulo, acaba de anunciar a construção do “Parque” Minhocão. Então, quem conhece meu trabalho sabe que a gente tem que manter a coerência.
Aqui está sendo anunciado o Parque Minhocão.
Para ser entregue já, o ano que vem, 2020.
Investimento estimado em 38 milhões.
Começando pela parte sobre a Avenida Amaral Gurgel. Aqui no centro, né?
E parece que a gente está em outra cidade. Não está em São Paulo.
A gente está com dois viadutos interditados no momento. Um na Marginal Pinheiros, outro na Marginal Tietê que liga à Dutra.
A gente está com um contrato caríssimo para fazer a averiguação dessas estruturas. E a gente sabe que para fazer essa averiguação não é uma coisa simples.
Curiosamente este elevado aqui, o Minhocão, não está incluído na primeira leva de estruturas a serem averiguadas. Uma curiosidade.
Só você caminhar ali embaixo, você todo tipo de infiltração , de problema visível, que qualquer leigo vê. Pessoas em situação de rua, moram dentro da estrutura. Buracos que viram casas.
Tem um fícus, que a pessoal está marcando uma festa para batizar este fícus. A raiz dele já está entrando na viga de sustentação do Minhocão.
Quando chove no Minhocão, pode ficar embaixo com guarda-chuva. Porque a chuva vai cair na sua cabeça da mesma forma.
NR: assista também ao video “Cascatas do Minhocão“
https://www.youtube.com/watch?v=KqFE2lPTRCs&t=72s
Mas, isso aqui, ou a Veja está de brincadeira, ou a Prefeitura está de brincadeira. Está aqui a matéria, o nosso colega, o Vereador Police, que defende o parque participou, o pessoal que defende o desmonte do Minhocão também. Mas é surreal.
E aí posta na internet para ver, vão falar: “esses Vereadores estão malucos. O trânsito está uma porcaria. Não tem opção viária e não sei o que. E vocês estão brincando”.
Só que isso aqui já foi decidido. Primeiro, no Plano Diretor , que seria desativado esse elevado. Porque ele causa problemas de saúde para quem vive no entorno, porque é uma estrutura antiga, a manutenção é cara, Porque isso pode recuperar a região do centro da cidade, que é uma das metas de toda gestão que chega aqui.
O Centro está degradado. O Minhocão representa um apartheid. Uma faixa de Gaza entre os bairros do Pacaembu, Higienópolis e Santa Cecília com Campos Elíseos.
Enfim, como fazer isso?
Pergunte cadê o Projeto?
A Veja conseguiu uma maquetes, tem umas bonitinhas aqui.
Cadê o Projeto? Estimativa de custo? De tempo de execução? Não tem. É um pastel de vento.
De novo é o tal do Mauro Ricardo que está dando entrevista, falando que quer fazer isso aí. Alça verde, plantar samambaia.
Olha, eu não sei mais o que dizer. O Bruno Covas é um cara inteligente, preparadíssimo. Não é possível que ele realmente acredite que essa palhaçada aqui , a essa altura do campeonato, com duas pontes interditadas, gastando mais de 70 milhões no agregado, entre vistoria de ponte que já está interditada e ponte que vai ser interditada, anunciar um parque ali . Só pode ser piada.
Vai andar na periferia, vai lá para Perus, Cidade Júlia, Cidade Tirandentes, São Mateus, colegas aí que militam e que atendem bastante essa população. Vai ver a situação lá!
Não tem praça. É esgoto a céu aberto. É córrego por fazer. Falta creche. Está tudo detonado.
E a gente vai brincar de fazer parque aqui no Minhocão! Para doze mil, quinze mil pessoas passearem de bicicleta e andarem com cachorro e patinete elétrica. É sem brincadeira, assim não dá para pensar.
Tanto problema na cidade e essa vai ser a marca? Se for fica difícil a gente apoiar e estar junto.
Não dá para acreditar. Isso aqui não é sério. Isso aqui é palhaçada.
Eu quero aproveitar para anunciar , que eu já representei no Ministério Público , para que eles entrem com a ADIN. Essa lei é ilegal. É flagrantemente ilegal.
Vereador não pode criar parque por lei.
E, se porventura a ADIN não prosperar, ótimo! Eu vou criar uns dez parques por lei também! Vamos brincar de Sim City. Cada Vereador aqui vai “prefeitar” através de lei.
Isso é ridículo.
Chega!
O Brasil não suporta mais política feita na “orelhada”, no papinho de boteco, sem suporte técnico.
A gente fingindo que está legislando. O prefeito sanciona.
A população fica lá e 90% da população de São Paulo não sabe que o Minhocão já está sendo desativado. Já está sendo. E que originalmente as opções eram: ou desmonte ou totalmente parque ou parcialmente parque.
Porque o desmonte é melhor?
Porque se você desmontar você conseque requalificar embaixo as vias ali embaixo. Aumentando em pelo menos uma faixa em cada sentido e absorve metade do fluxo que anda em cima. São duas faixas para cada lado, do ponto de visto do viário.
Agora, o viário parece que não é importante. É bobagem.
Então, teremos mais um parque, mais uma maquete, que vai enterrar dinheiro e não vai sair do papel”.
COMENTÁRIOS:
Parece que nunca ouviram falar em dialogo com a população… Estou aqui pensando que o único vai se dar bem nessa história é o arquiteto que modelou o projeto no AutoCAD e vai colocar no portfólio dele. Não dá nem pra falar que é o pessoal da especulação imobiliária pois isso claramente é uma tentativa dessa gestão de fingir que está fazendo algo.
Incrivelmente, o Covas está indo pior que o Dória.
Este parque, se aprovado, precisará de manutenção e custos permanentes e não proporcionará com a mesma qualidade , os benefícios de um parque tradicional. Estou com o vereador quando ele diz que o desmonte do viaduto viabiliza novas readequação das vias , sem causar tanto impacto e prejuízo em relação ao trânsito. Existem regras a serem seguidas. Espero que o prefeito seja o primeiro a obedecer a legislação do município, antes de sancionar em definitivo, o destino do minhocão.
parabéns vereador me representa
Projeto antigo do pt de marta suplici.Colocar uma estrutura extratamente pesada num viaduto antigo sem manutenção.Pode acontecer o maior acidente e muitas pessoas vão morrer caso nao se verifique antes a estrutura.Concordo plenamente com a inconstitucionalidade vereador nao pode decidir sozinho o que pode e não pode numa mega cidade como Sao Paulo.
Legal o discurso
graças a deus voce esta ai, quando eu fui procurar em quem votar para achar vereador queria achar um vereador que falasse contra a ideia do Police, não achei, não sabia de voce, obrigado por estar ai por me representar
Meu voto foi seu e não me arrependo do meu voto.
JA FOI UM PECADO TER PASSADO O MINHOCÃO NA SANTA CECILIA…
Sou seu fã em gênero, número e pessoa. Obrigado por me fazer acreditar que existe político sério nesse país.
Parabéns Caio.
Parabéns!!
este projeto é antigo do pt. pão e circo para o povo. bastante lazer sem trabalho. bolsa familia, bolsa drogado e ai vai…
mais um lugar para o povo da cracolandia pois embaixo do viaduto ja ocorre isto.
mais um elefante branco acabando com a população. Se não gostou va pesquisar quem foi que deu a ideia deste parque, sem contar com pessoas do ramo imobiliario que ja compraram predios velhos para ganhar……em cima dos trouxas…..que pagam impostos…..realmente este partido era o maior contribuinte para a farra do pt…
https://www.youtube.com/watch?v=QeMT0UyffVo
* * *
NR: note-se que a Lei Ogânica do Município proibe que o Legislativo (Câmara Municipal) aprove Projeto de Lei – como o PL 10/14 do Vereador Police Neto, que criou o “parque Minhocão” – que imponha despesas ao Executivo (Prefeito).
Portanto, não há dupla ilegalidade?
* * *
Qual a verdadeira solução para o Minhocão?
Com a palavra o Promotor de Justiça do Verde e Meio-Ambiente, Dr. Marcos Barreto.
O Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público, Dr. Marcos Lúcio Barreto, posicionou-se a favor do Desmonte do Minhocão, afirmando em Audiência Pública na Câmara Municipal que “é para a qualidade de vida das pessoas (que moram ou trabalham ao longo do elevado) que já está degradada há mais de quatro décadas.
Que esse martírio tenha um fim!
Isso é razoável.
Que se proceda o desmonte!
Não tem outra alternativa”.
https://www.facebook.com/