Da Tribuna da Câmara, Vereador afirma que lei que criou o Parque Minhocão é ilegal

 

Vereador afirma que lei que criou o Parque Minhocão é ilegal

 

         São Paulo, 20/2/2019 – Em Sessão Plenária na Câmara Municipal, o Vereador Caio Miranda denuncia: “lei que criou o Parque Minhocão é ilegal

         

          Vereador Caio Miranda: “Boa tarde Presidente. Eu havia preparado outro assunto para falar. Mas eu abri aqui a Veja SP, e ai eu me deparei e deve ser piada isso aqui, eu até vou ligar lá na Veja, não pode ser sério.

          A Veja deu uma matéria aqui, dizendo que a Prefeitura de São Paulo, acaba de anunciar a construção do “Parque” Minhocão. Então, quem conhece meu trabalho sabe que a gente tem que manter a coerência.

          Aqui está sendo anunciado o Parque Minhocão.

          Para ser entregue já, o ano que vem, 2020.

          Investimento estimado em 38 milhões.

          Começando pela parte sobre a Avenida Amaral Gurgel. Aqui no centro, né?  

          E parece que a gente está em outra cidade. Não está em São Paulo.

          A gente está com dois viadutos interditados no momento. Um na Marginal Pinheiros, outro na Marginal Tietê que liga à Dutra.

          A gente está com um contrato caríssimo para fazer  a averiguação dessas estruturas. E a gente sabe que para fazer essa averiguação não é uma coisa simples.

          Curiosamente este elevado aqui, o Minhocão, não está incluído na primeira leva de estruturas a serem averiguadas. Uma curiosidade.

 

          Só você caminhar ali embaixo, você todo tipo de infiltração , de problema visível, que qualquer leigo vê. Pessoas em situação de rua, moram dentro da estrutura. Buracos que viram casas.

          Tem um fícus, que a pessoal está marcando uma festa para batizar este fícus. A raiz dele já está entrando na viga de sustentação do Minhocão.

          Quando chove no Minhocão, pode ficar embaixo com guarda-chuva.  Porque a chuva vai cair na sua cabeça da mesma forma.

 

NR: assista também ao video “Cascatas do Minhocão

https://www.youtube.com/watch?v=KqFE2lPTRCs&t=72s 

 

          Mas, isso aqui, ou a Veja está de brincadeira, ou a Prefeitura está de brincadeira. Está aqui a matéria, o nosso colega, o Vereador Police, que defende o parque participou, o pessoal que defende o desmonte do Minhocão também. Mas é surreal.

          E aí posta na internet para ver, vão falar: “esses Vereadores estão malucos. O trânsito está uma porcaria. Não tem opção viária e não sei o que. E vocês estão brincando”.

          Só que isso aqui já foi decidido. Primeiro, no Plano Diretor , que seria desativado esse elevado. Porque ele causa problemas de saúde para quem vive no entorno, porque é uma estrutura antiga, a manutenção é cara, Porque isso pode recuperar a região do centro da cidade, que é uma das metas de toda gestão que chega aqui.

          O Centro está degradado. O Minhocão representa um apartheid. Uma faixa de Gaza entre os bairros do Pacaembu, Higienópolis  e Santa Cecília com Campos Elíseos.

          Enfim, como fazer isso?

          Pergunte cadê o Projeto?  

          A Veja conseguiu uma maquetes, tem umas bonitinhas aqui.

          Cadê o Projeto? Estimativa de custo? De tempo de execução? Não tem. É um pastel de vento.

          De novo é o tal do Mauro Ricardo que está dando entrevista, falando que quer fazer isso aí. Alça verde, plantar samambaia.

         Olha, eu não sei mais o que dizer. O Bruno Covas é um cara inteligente, preparadíssimo. Não é possível que ele realmente acredite que essa palhaçada aqui , a essa altura do campeonato, com duas pontes interditadas, gastando mais de 70 milhões no agregado, entre vistoria de ponte que já está interditada e ponte que vai ser interditada, anunciar um parque ali . Só pode ser piada.

         Vai andar na periferia, vai lá para Perus, Cidade Júlia, Cidade Tirandentes, São Mateus, colegas aí que militam e que atendem bastante essa população. Vai ver a situação lá!

          Não tem praça. É esgoto a céu aberto. É córrego por fazer. Falta creche. Está tudo detonado.

          E a gente vai brincar de fazer parque aqui no Minhocão! Para doze mil, quinze mil pessoas  passearem de bicicleta e andarem com cachorro e patinete elétrica. É sem brincadeira, assim não dá para pensar.

        Tanto problema na cidade e essa vai ser a marca? Se for fica difícil a gente apoiar e estar junto.    

          Não dá para acreditar. Isso aqui não é sério. Isso aqui é  palhaçada.

          Eu quero aproveitar para  anunciar , que   eu já representei no Ministério Público , para que eles  entrem com  a ADIN. Essa lei é ilegal. É flagrantemente ilegal.

          Vereador não pode criar parque por lei.

          E, se porventura a ADIN não prosperar, ótimo! Eu vou criar uns dez parques por lei também! Vamos brincar de Sim City. Cada Vereador aqui vai “prefeitar” através de lei.

          Isso é ridículo. 

          Chega!

          O Brasil não suporta mais política feita na “orelhada”, no papinho de boteco,  sem suporte técnico.

          A gente fingindo que está legislando. O prefeito sanciona.

          A população fica lá e 90% da população de São Paulo não sabe que o Minhocão já está sendo desativado. Já está sendo. E que originalmente as opções eram: ou desmonte ou totalmente parque ou parcialmente parque.

          Porque o desmonte é melhor?

          Porque se você desmontar você conseque requalificar embaixo as vias ali embaixo. Aumentando em pelo menos uma faixa em cada sentido e absorve metade do fluxo que anda em cima. São duas faixas para cada lado, do ponto de visto do viário.

          Agora, o viário parece que não é importante. É bobagem.

          Então, teremos mais um parque, mais uma maquete,  que vai enterrar dinheiro e não vai sair do papel”.

 

COMENTÁRIOS:

 

     Bravo Caio! Parabéns!
     Assistindo seu discurso renovou e fortaleceu minhas esperanças de que o Brasil tem jeito e vai acabar essa “política de boteco” de políticos que estão se lixando para os municipes e interessados apenas em engordar suas contas bancárias.
     Sobre o que fazer com o famigerado Minhocão, faço minhas as palavras do Promotor do Meio Ambiente do Ministério Público, Dr. Marcos Lúcio Barreto, que posicionou-se a favor do Desmonte do Minhocão, afirmando em Audiência Pública na Câmara Municipal que “é para a qualidade de vida das pessoas (que moram ou trabalham ao longo do elevado) que já está degradada há mais de quatro décadas”.


rafafr9

     Parece que nunca ouviram falar em dialogo com a população… Estou aqui pensando que o único vai se dar bem nessa história é o arquiteto que modelou o projeto no AutoCAD e vai colocar no portfólio dele. Não dá nem pra falar que é o pessoal da especulação imobiliária pois isso claramente é uma tentativa dessa gestão de fingir que está fazendo algo.

     Incrivelmente, o Covas está indo pior que o Dória.

 

alexandre tsuyoshi kikuchi

     Este parque, se aprovado, precisará de manutenção e custos permanentes e não proporcionará com a mesma qualidade , os benefícios de um parque tradicional. Estou com o vereador quando ele diz que o desmonte do viaduto viabiliza novas readequação das vias , sem causar tanto impacto e prejuízo em relação ao trânsito. Existem regras a serem seguidas. Espero que o prefeito seja o primeiro a obedecer a legislação do município, antes de sancionar em definitivo, o destino do minhocão.

 

dudu prado

     parabéns vereador  me representa

 

     Vitoria Menegoli 

     Projeto antigo do pt de marta suplici.Colocar uma estrutura extratamente pesada num viaduto antigo sem manutenção.Pode acontecer o maior acidente e muitas pessoas vão morrer caso nao se verifique antes a estrutura.Concordo plenamente com a inconstitucionalidade vereador nao pode decidir sozinho o que pode e não pode numa mega cidade como Sao Paulo.

 

milanbaros555

     Legal o discurso

 

Pestana Wagner

     graças a deus voce esta ai, quando eu fui procurar em quem votar para achar vereador queria achar um vereador que falasse contra a ideia do Police, não achei, não sabia de voce, obrigado por estar ai por me representar

 

Caet F

     Meu voto foi seu e não me arrependo do meu voto.

 

edison paula

     JA FOI UM PECADO TER PASSADO O MINHOCÃO NA SANTA CECILIA…

 

Murilo Restel

     Sou seu fã em gênero, número e pessoa. Obrigado por me fazer acreditar que existe político sério nesse país.

 

Snaihtniroc Atsiluap

     Parabéns  Caio.

 

Magda Fonseca

     Parabéns!!

 

Vitoria Menegoli

     este projeto é antigo do pt.  pão e circo para o povo.  bastante lazer sem trabalho.  bolsa familia,  bolsa drogado e ai vai…  

     mais um lugar para o povo da cracolandia pois embaixo do viaduto ja ocorre isto.

     mais um elefante branco acabando com a população. Se não gostou va pesquisar quem foi que deu a ideia deste parque, sem contar com pessoas do ramo imobiliario que ja compraram predios velhos para ganhar……em cima dos trouxas…..que pagam impostos…..realmente este partido era o maior contribuinte para a farra do pt…

https://www.youtube.com/watch?v=QeMT0UyffVo

 

*     *     *

 

       NR: note-se que a Lei Ogânica do Município proibe que o Legislativo (Câmara Municipal) aprove Projeto de Leicomo o PL 10/14 do Vereador Police Neto, que criou o “parque Minhocão” – que imponha despesas ao Executivo (Prefeito).   

     Portanto, não há dupla ilegalidade?

 

*     *     *

       Qual a verdadeira solução para o Minhocão?

 

      Com a palavra o Promotor de Justiça do Verde e Meio-Ambiente, Dr. Marcos Barreto.

       O Promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público, Dr. Marcos Lúcio Barretoposicionou-se a favor do Desmonte do Minhocão, afirmando em Audiência Pública na Câmara Municipal que  é para a qualidade de vida das pessoas (que moram ou trabalham ao longo do elevado) que já está degradada há mais de quatro décadas.

          Que esse martírio tenha um fim!

          Isso é razoável.

          Que se proceda o desmonte!

          Não tem outra alternativa”.

https://www.minhocao.net.br/

https://www.facebook.com/movimentodesmontedominhocao/

 [email protected]

 

Curti(1)Não Curti(0)

Link permanente para este artigo: https://www.minhocao.net.br/vereador-afirma-que-lei-que-criou-o-parque-minhocao-e-ilegal/

Deixe uma resposta